Em 1973 o ASP OF CACULAKIS, e mais quatro policiais, todos pertencentes à GUARDA TERRITORIAL, instalaram aqui em Vilhena uma Delegacia Especial, localizada onde hoje funciona o Banco do Brasil, que tinha como área de responsabilidade a região do Cone Sul rondoniense, até o Município de Pontes e Lacerda/MT.

No ano de 1975, o 3º SGT PM MARLÚCIO RODRIGUES DE SOUZA assume o comando do primeiro destacamento policial militar na então Vila de Vilhena, ainda sem designação operacional. Em 1977 é ativado o 5º GP/2ª CIA/1º BPM, Unidade sediada em Porto Velho. A 23 de Novembro 1977 a Vila de Vilhena é elevada à categoria de Município. No ano de 1980 o Município de Vilhena já conta com um Pelotão Policial Militar, com um GP PM destacado em Colorado do Oeste.

Em 1982 é ativada a 3ª CIA / 3º BPM, tendo como seu primeiro Comandante o 1º TEN PM EUDES ROSA CABRAL, ex-Comandante Geral da PMRO. Naquele ano também é ativado o 3º GP / 3º PEL/ 3ª CIA / 1º BPM, no então Distrito de Cerejeiras. Com a ativação do 2º BPM em Ji-Paraná, no ano de 1986, a 3ª CIA PM passa a subordinar-se a essa Unidade do interior do Estado.

A 03 de Agosto de 1988, através do Decreto nº 3856, é ativado o 3º Batalhão de Polícia Militar, tendo como seu primeiro Comandante o MAJ PM JOÃO CARLOS SINOT BALBI. No mesmo ano, a 22 de Outubro, o Comandante Geral da PMRO, CEL PM JOÃO MARIA SOBRAL DE CARVALHO, inaugura o 3º BPM, designando ao mesmo o título honorífico de “O GUARDIÃO DO PORTAL DA AMAZÔNIA”.

Por fim em 26 de Novembro de 1993, o 3º BPM recebeu a designação de Batalhão Governador Jorge Teixeira de Oliveira

Fotos Antigas 3º BPM Vilhena

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *